novidades

ATGás celebra mais um avanço do Novo Mercado de Gás

2021-08-18T13:30:19+00:0018/08/2021|Notícia|Comentários desativados em ATGás celebra mais um avanço do Novo Mercado de Gás

Hoje, entrou no ar o novo Portal de Oferta de Capacidade (POC) e para a Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto – ATGás, esse é mais um sinal de boas perspectivas para o mercado de gás brasileiro. A ação integrada das transportadoras, TBG, NTS e TAG é mais um passo na efetivação de negócios dentro do novo mercado. Essa iniciativa permite que os agentes tenham acesso aos cronogramas de oferta, aos produtos e opções para contratação de capacidade no modelo de entradas e saídas, tudo num único ambiente.

“O POC é uma iniciativa muito benéfica ao mercado, que demonstra o interesse das transportadoras em trabalhar a malha nacional de forma integrada, com a possibilidade de que, num futuro próximo, seja contratada a entrada em um ponto da malha de uma transportadora e saída em ponto da malha de outra, seja por meio de chamadas coordenadas ou não. Isso torna o mercado mais competitivo e evita grandes distorções regionais.”, destaca Rogério Manso, presidente da ATGás.

Vale lembrar que a integração entre as malhas de gasodutos e a plataforma multitransportadora mantém os modelos de contratação vigentes e a individualidade das operações de cada transportadora. Trata-se de um mercado regulado, com tarifa determinada e acompanhada pelo órgão regulador. Assim, todo o processo é realizado de forma transparente e todas as contratações seguem sob supervisão da ANP.