novidades

ATGás discute Modelo Conceitual do Mercado de Gás em workshop da ANP

2021-02-26T13:51:59+00:0026/02/2021|Notícia|Comentários desativados em ATGás discute Modelo Conceitual do Mercado de Gás em workshop da ANP

Encontro é o segundo sobre o tema neste ano promovido pela agência

Na pauta do encontro estavam temas relacionados às regras de balanceamento, com o objetivo de debater a caracterização do mercado do gás natural e do relacionamento comercial entre os agentes. Rogério Manso, presidente executivo da ATGás, frisou na oportunidade a busca do mercado de gás brasileiro pela competitividade.

“A transição é inevitável, assim como sua direção e o caminho que o mercado está tomando. Já temos uma rede integrada, cobrindo os principais mercados do país. Precisamos atingir os objetivos de crescimento do mercado e competitividade. Isto leva a um momento de reforma. Entramos agora em uma nova década, que será marcada pela busca de competitividade, consolidação do modelo, e conclusão das reformas propostas”, afirmou Manso.

Cristina Sayão e Eduardo Mamede, respectivamente coordenadora de assuntos regulatórios da TAG e coordenador executivo da ATGás, também marcaram presença no debate. Eles abordaram os esforços empreendidos na construção do Novo Mercado de Gás e o desenvolvimento das plataformas de balanceamento e comercialização do insumo.

“Para chegarmos em um mundo em que o balanceamento será quase que todo realizado através de trocas no mercado, será necessário construir regras, contemplando um período de transição, e oferecer mecanismos que forneçam segurança ao sistema. Daí a importância de ofertar serviços de balanceamento e de flexibilidade, por exemplo, desde o início deste caminho. Estes mecanismos, em paralelo ao desenvolvimento das plataformas de troca, levarão a um ambiente mais plural, líquido e competitivo. A ATGÁS já está trabalhando na proposta de um Código de Rede de Balanceamento, para ampla discussão com os carregadores”, explicou Cristina.

“É importante destacar que as transportadoras reconhecem ter um papel relevante no desenvolvimento das plataformas de troca, porque tais plataformas, além de papel fundamental ao balanceamento eficiente do sistema, são indutoras do desenvolvimento do Novo Mercado de Gás.”, concluiu Mamede.

O primeiro Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás foi realizado no início de janeiro, também com a participação ATGás. As duas edições do evento estão disponíveis no canal da ANP no YouTube (link para o canal da ANP no YouTube).