novidades

ATGás discute Modelo Conceitual do Mercado de Gás em workshop da ANP

2021-01-15T00:01:27+00:0014/01/2021|Evento, Notícia|Comentários desativados em ATGás discute Modelo Conceitual do Mercado de Gás em workshop da ANP

Evento aconteceu nessa semana e contou com diversos representantes do setor

Rogério Manso, presidente executivo da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), participou, nesta segunda-feira (11), do 1º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em sua apresentação, após traçar brevemente a trajetória histórica contemporânea do mercado de gás natural brasileiro, Manso afirmou que o diálogo entre representantes do setor é mais do que bem-vindo. Segundo ele, a visão integral do mercado, de seus agentes e o estabelecimento de relações entre as partes é fundamental para a construção do Novo Mercado de Gás.

“O modelo conceitual, do nosso ponto de vista, é mais do que bem-vindo. Esse caminho (de reforma e abertura de mercado) é uma rota de fôlego. É importante a visão de uma complexidade organizada e de um ponto de chegada comum, muito semelhante a outros mercados que passaram por esse processo”, afirmou Manso.

O encontro, que contou também com a presença de representantes da própria ANP, do Governo Federal (Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia) e de demais associações e organizações da sociedade civil organizada, teve como objetivo trazer para discussão a caracterização do mercado do gás natural e do relacionamento comercial entre os agentes. Foram discutidos temas como contratação de capacidade de transporte; compra e venda de gás natural no mercado físico e em mercados organizados (mercado de balcão e bolsa; e participação em mecanismos de contratação destinados a promover ações de balanceamento.