novidades

ATGás discute normas de medição do gás em workshop da ANP

2021-02-25T12:57:44+00:0025/02/2021|Notícia|Comentários desativados em ATGás discute normas de medição do gás em workshop da ANP

Evento aconteceu nesta terça-feira (23); Associação defende benchmark internacional para redução de custos

A Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás) participou, nesta terça-feira (23), do workshop sobre a proposta de revisão da Resolução Conjunta ANP/Inmetro n°1/2013. O evento, que foi transmitido pelo YouTube, debateu regras de medição de petróleo e gás natural, com o objetivo de garantir a credibilidade dos resultados.

A introdução da participação da ATGás foi realizada por Rogério Manso, presidente executivo da associação. Ele parabenizou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis pelo canal aberto de diálogo com o setor.

Em sequência, o engenheiro Vinicius Araujo, coordenador do Grupo Técnico de Medição e Qualidade do Gás natural da ATGás, realizou uma apresentação que analisou o possível aumento da periodicidade de calibração dos medidores ultrassônicos no Brasil dos atuais 2,5 anos para pelo menos 5 anos.

Em fala, foram utilizados argumentos que exploraram os requisitos regulatórios vigentes, uma metodologia de cálculo desenvolvida, benchmarking internacional e análises técnicas comparativas com outros países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Rússia. Araujo também abordou a proposta da ATGás sobre o tema, que também inclui uma série de medidas visando otimização operacional e ampla economia na operação.

“O Brasil tem a periodicidade de calibração de dois anos e meio. Ele aparece sozinho na tabela, em comparação com os outros países. A Rússia, que detém metade do gás natural do mundo, por exemplo, requer apenas a calibração em campo”, explicou Vinícius.

“A alteração de periodicidade de calibração dos ultrassônicos, neste projeto desejado, resultaria em menores custos com manutenção e logística, economia com contratos de calibração, benefícios amplos no mercado de gás e energia, com a entrega mais eficiente a distribuidoras, usinas termelétricas e às refinarias”, concluiu.

A ATGás é uma associação civil, sem fins lucrativos, que congrega entre seus Associados Efetivos empresas que detenham autorização ou concessão para realizar atividades de transporte dutoviário de gás natural.
O vídeo completo do workshop realizado pela ANP pode ser conferido aqui.