novidades

ATGás participa de webinar do BNDES e defende o texto original do PL da Nova Lei do Gás

2021-02-26T15:29:52+00:0026/02/2021|Notícia|Comentários desativados em ATGás participa de webinar do BNDES e defende o texto original do PL da Nova Lei do Gás

Rogério Manso, presidente executivo da ATGás, representou a associação no evento “2ª Semana Gás para o Desenvolvimento” e se posicionou contrariamente às emendas do Senado Federal

Rogério Manso, presidente da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), foi um dos convidados do webinar 2ª Semana Gás para o Desenvolvimento, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta quinta-feira (25). Na oportunidade, Manso e outros convidados saíram em defesa do texto original da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, fruto de mais de cinco anos de amplos debates.

Manso também enfatizou, durante sua participação, a expectativa pela aprovação da Nova Lei do Gás, que pode ser analisada e votada na Câmara dos Deputados já na próxima semana. O presidente da ATGás reforçou a importância da nova lei para o desenvolvimento do mercado brasileiro, focando na proposta inicial feita pelo relator, deputado Laércio Oliveira (PP).

“Este marco (aprovação do PL da Nova Lei do Gás), que esperamos aconteça na semana que vem, é fundamental. Nossa perspectiva está ancorada em um instrumento legal que permita que se prossiga nesta rota com velocidade. Esperamos que a sabedoria esteja com a Câmara e com o deputado Laércio Oliveira (relator da matéria na Casa), que sempre entendeu muito bem todo o esforço, trabalho e potencial que um projeto bem concebido e bem implantado tem. Esperamos nesta década botar o time em campo para fazer acontecer preços competitivos, crescimento e desenvolvimento do mercado”, explicou Manso, que disse ainda que a ATGás integra um movimento de múltiplas entidades da sociedade civil organizada que defendem o texto original do PL da Nova Lei do Gás.

“Estamos todos correndo juntos (pela aprovação do texto original da Nova Lei do Gás). Estamos juntos ao IBP, ao Fórum do Gás, à Abrace e a diversas outras associações e entidades que buscam a aprovação do texto original, que trará, de fato, benefícios concretos ao segmento e ao país”, concluiu Manso.

Além de Manso, a transmissão ao vivo ainda contou com a participação e debate de Fábio Abrahão, Diretor de Infraestrutura do BNDES, Hélio da Cunha Bisaggio, Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Paulo Pedrosa, Presidente da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace).

Pedrosa, inclusive, se juntou a Manso na defesa ao texto original da Câmara dos Deputados, em detrimento às emendas apresentadas pelo Senado Federal. Para ele, esta questão definirá o futuro do segmento do gás natural no país.

“Todos deveriam mergulhar no enfrentamento da discussão no Congresso Nacional. Nós agora estamos juntos pela aprovação do projeto original, este deve ser o foco. Estão em jogo dois caminhos diferentes para o país. Em um deles, que é o projeto que nós defendemos e está alinhado ao estudo do BNDES, teremos um grande mercado nacional de gás, de grande volume e preços competitivos, que vai começar maximizando o uso da infraestrutura e gasodutos e depois permitindo a expansão. É um mercado de preços resultantes da competição e diversidade, que fortalece o papel da ANP. “, explicitou Pedrosa, que ainda complementou, concordando com o momento de união ressaltado por Manso.

“Estamos trabalhando todos na mesma direção, juntos num movimento de querer o mercado e, cada vez mais, isolar quem está correndo na direção contrária, defendendo o que não interessa ao Brasil “, disse.

Abordando temas como a transição do critério tarifário, Manso também reforçou o comprometimento da ATGás na manutenção do diálogo com a agência e com os carregadores, como:  produtores, distribuidores, comercializadores e grandes consumidores, com o objetivo de atender às suas demandas.

“O gás vai atrás do mercado. Nós queremos que o mercado seja desenvolvido. O objetivo único tem de ser o de dar uma resposta ao clamor do mercado”, declarou Manso.

A transmissão ao vivo apresentou as perspectivas de oferta e demanda de gás natural no Brasil e fez parte do lançamento do Programa BNDES Gás. O webinar completo está disponível no canal do BNDES, no YouTube.