novidades

ATGás passa a contar com Claudia Sousa como Gerente Executiva

2021-04-14T20:44:01+00:0014/04/2021|Notícia|Comentários desativados em ATGás passa a contar com Claudia Sousa como Gerente Executiva

Com mais de 30 anos de experiência no segmento O&G, profissional passou a integrar o quadro da associação nesta semana

A gestão da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás) passa a contar com uma Gerente Executiva. Claudia Sousa, que possui mais de 30 anos de experiência no segmento de óleo e gás brasileiro, integra o quadro da associação a partir desta semana.

“Eu espero contribuir para a virada de chave do segmento de gás brasileiro. O novo mercado de gás, na prática, com novos agentes, maior liquidez e maior competitividade vai nos alinhar aos mercados dos grandes centros internacionais. Minha expectativa é grande porque não encaro que a Nova Lei do Gás seja um trabalho terminado. Estamos entrando em uma fase de acompanhar o decreto que vai operacionalizar a lei e, mais do que isto, construir o dia a dia, construir um novo mercado na prática, com novos produtores, carregadores e transportadoras”, afirma Sousa.

A profissional atuou em diversas posições executivas nos segmentos de Gás, Comercialização e Logística no país participando, por exemplo, na concepção, implantação e execução da estratégia comercial do projeto pioneiro de Terminais de Regaseificação de GNL. Para ela, o futuro do mercado de gás brasileiro passa pela ATGás.

“O papel da ATGás e suas associadas, que ligam a produção ao mercado, é um papel-chave. Nada vai acontecer sem que a molécula passe pelas transportadoras e que a cadeia do gás esteja integrada. É um momento muito bom, de oportunidade para juntos, atuarmos para viabilizar esse marco importante para o Brasil”, declara a Gerente Executiva, que ressalta ainda a necessidade de segurança jurídica e regulatória para os desafios que estão por vir.

“Só vamos crescer se tivermos como pilares a transparência e a segurança jurídica. Temos que ser muito firmes na implementação do novo, mas respeitando os contratos para não gerarmos insegurança e afastarmos os novos entrantes. Dado o tamanho e potencial do Brasil, eles têm tudo para vir, mas precisam de previsibilidade e segurança para realizarem seus investimentos que, caracteristicamente, são de longo prazo”, conclui Sousa.

Gestão atual

Além da mais recente colaboradora, o quadro de gestão da ATGás conta ainda com Rogério Manso, com mais de 35 anos de experiência na indústria de óleo e gás, atuando em diversas posições executivas nos segmentos de Gás, Energia, Logística, Refino e Química, como Presidente Executivo; e Eduardo Mamede, profissional especializado em códigos de rede de gás natural pela Escola de Regulação de Florença, na Itália, que possui mais de 15 anos de experiência no setor de transporte dutoviário e consultoria na área de gás natural, como Coordenador Executivo.

Saiba mais sobre a ATGás e sua estrutura clicando aqui.