novidades

ATGás promove webinar de lançamento do livro “Flexibilidade na Indústria de Gás Natural”

2021-05-20T16:05:19+00:0030/04/2021|Notícia|Comentários desativados em ATGás promove webinar de lançamento do livro “Flexibilidade na Indústria de Gás Natural”

Encontro virtual acontecerá no dia 20 de maio, às 16h, e contará com a presença dos organizadores do livro e de autores convidados

A Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás) promove, no dia 20 de maio, às 16h, um webinar gratuito e de livre acesso que marcará o lançamento do livro “Flexibilidade na Indústria de Gás Natural”. Na oportunidade, organizadores da peça acadêmica, representantes do segmento e autores convidados vão se reunir para dialogar sobre as diferentes opções de flexibilidade do gás natural.

Os interessados em participar do encontro virtual, podem acessá-lo, no horário determinado, por meio do link: https://bit.ly/2RaOIxm

Programação:

16:00 – 16:20 – Abertura do Evento 

  • José Mauro Coelho – Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME
  • Rogério Manso – ATGás

16:20 – 17:00 – Apresentação do livro 

  •  Edmar de Almeida – IEPUC / Yanna Clara Prade – Eneva /José Ricardo Uchoa – UFBA

17:00-17:40 – Discussão

  • Erick Portela Pettendorfer – CEO TBG
  • Heloisa Borges Bastos Esteves – Diretora de Estudos do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE
  • Hélio da Cunha Bisaggio – Superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP

17:40-18:00 – Perguntas e respostas do público

A Relevância da Flexibilidade

Para Rogério Manso, presidente da ATGás, a flexibilidade do mercado é fator necessário para que a competitividade seja garantida.

“Após cerca de sete anos de construção com apoio coletivo entre diversas autoridades do segmento, a Nova Lei do Gás foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo. Agora, os esforços do segmento devem estar focados na implementação das novas medidas que beneficiarão, por meio da competitividade, todos os agentes do mercado e a população brasileira. Para que a competitividade se realize, no entanto, é de vital importância que a flexibilidade do mercado seja garantida. É neste sentido que a produção da Academia pretende fomentar este debate, no livro ‘Flexibilidade na indústria de Gás Natural’”, afirma Manso.

Claudia Sousa, gerente executiva da ATGás, acredita que o diálogo foi fator primordial para o sucesso da Nova Lei do Gás e também será para a implementação da mesma. Segundo ela, oportunidades como o evento que acontecerá no dia 20 de maio devem servir como verdadeiros fóruns do setor nos anos que estão por vir.

“O diálogo do setor foi o que nos trouxe até este momento de implementação da Nova Lei do Gás. Manter estes canais abertos e, mais do que isto, consolidá-los, é um dos fatores que vai fazer com que atinjamos o Novo Mercado de Gás que queremos no futuro. Por isto, convidamos a todos para que participem conosco e com os autores no webinar de lançamento, que contará com a participação ativa dos organizadores do título e de autores convidados”, convida Sousa.

O que dizem os autores

Os organizadores do livro Edmar Luiz Fagundes de Almeida, pesquisador do Instituto de Energia da PUC-Rio; Yanna Clara Prade, economista e Editora-chefe do Ensaio Energético; e José Ricardo Uchôa Cavalcanti Almeida, professor adjunto da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), acreditam que o webinar a ser realizado será uma ótima oportunidade para amadurecimento sobre o tema.

Para Edmar, o novo livro é uma contribuição para a compreensão e participação do Novo Mercado de Gás Natural do país.

“A flexibilidade é um tema fundamental para o desenvolvimento da indústria do gás natural do Brasil em um contexto de concorrência. Como grande parte da oferta doméstica é associada ao petróleo e inflexível, o funcionamento do mercado competitivo exigirá a introdução de instrumentos de flexibilidade da oferta e da demanda. Este livro oferece uma contribuição para o entendimento das mais diversas formas e estratégias de flexibilidade na indústria brasileira de gás natural. Sua leitura permitirá aos stakeholders se qualificarem para compreender e participar de forma diferenciada do Novo Mercado de gás natural no Brasil”, declara o autor.

Yanna, por sua vez, classifica a flexibilidade como questão inerente ao mercado e acredita que o assunto será de vital importância para diminuir o risco para novos agentes nesta nova fase do mercado.

“A flexibilidade é uma questão inerente aos mercados de gás natural e em contexto de liberalização do mercado, se torna um assunto central para a mitigação de riscos dos agentes entrantes. No Brasil, a flexibilidade é administrada dentro do portfólio da incumbente, mas o cenário deve mudar radicalmente com a introdução de competição no mercado. O livro Flexibilidade da Indústria de Gás traz um amplo debate sobre os aspectos da flexibilidade do mercado de gás brasileiro e incentiva o leitor a refletir sobre as estratégias para a promoção da flexibilidade”, complementa a autora.

Já José Ricardo fez o convite para que os interessados participem do webinar e também afirmou que a flexibilidade tem o poder de beneficiar o lado da oferta e o lado da demanda do segmento.

“No dia 20 de maio, em um webinar, lançaremos o Livro Flexibilidade da Indústria de Gás, que tem o objetivo de discutir e identificar as principais ferramentas de “flexibilidade” pelo lado da oferta e pelo lado da demanda, no mercado de gás natural. O livro analisa as principais práticas adotadas nos mercados internacionais de gás natural. Também é apresentado com destaque o segmento termelétrico a gás natural, que é o principal responsável, no Brasil, por necessidade de flexibilidade, em face da característica complementar deste segmento com o parque hidrelétrico brasileiro, o que reforça a necessidade de convergência das indústrias de gás natural e de energia elétrica no país. Assim, trazemos a contribuição da Academia para o advento da Nova Lei do Gás, que terá benefícios estendidos para toda a cadeia de petróleo e gás, além de toda a sociedade brasileira”, conclui.