novidades

Chamada Pública Incremental da TBG recebe 47 formulários de 15 solicitantes

2020-01-17T14:16:39+00:0017/01/2020|Notícia|Comentários desativados em Chamada Pública Incremental da TBG recebe 47 formulários de 15 solicitantes

O resultado da etapa preliminar da Chamada Pública Incremental 2020 para o gasoduto da TBG, encerrada em 15/01/2020, confirmou as expectativas promissoras do Novo Mercado de Gás.

Nessa etapa, iniciada em 18/12/2019, os carregadores interessados enviaram formulários com solicitações não vinculantes para ampliação de pontos de entrada ou saída no atual Sistema de Transporte e/ou apresentaram demanda por novos pontos no Gasbol. As informações recebidas pela TBG serão consideradas na Chamada Pública Incremental 2020 do Gasoduto Bolívia Brasil, a ser supervisionada pela ANP, prevista para agosto de 2020.

Os resultados consolidados foram promissores e superaram as expectativas, com solicitação de 38,7 milhões de m³/dia de capacidade de entrada e 29,5 milhões de m³/dia de capacidade de saída.

A solicitação de capacidade incremental foi realizada por empresas de diferentes áreas de atuação (companhias distribuidoras, indústrias, fornecedores de gás, comercializadoras e empreendimentos do setor termelétrico). Este resultado confirmou o interesse pela maior utilização do sistema e a perspectiva de participação de novos agentes na oferta e demanda do gás natural. Foram recebidos 47 formulários, enviados por 15 participantes.

Houve demanda por novos pontos de entrada para injeção de gás natural em três zonas diferentes e novos pontos de saída para utilização da molécula em quatro zonas distintas do gasoduto de transporte, além de ampliações de pontos já existentes.

O somatório das quantidades enviadas através dos formulários de solicitação de capacidade está sujeito a eventuais duplicidades, ou seja, dois agentes podem ter solicitado, simultaneamente, ampliação ou construção do mesmo ponto.

Adicionalmente, existe a possibilidade de demanda pontual de capacidade que já pode ser atendida pela infraestrutura existente no Gasbol.

A TBG fará uma análise detalhada através da avaliação/esclarecimento junto a cada um dos agentes, bem como a avaliação conjunta de todas as demandas recebidas, visando a adequar o(s) projeto(s) e otimizar a infraestrutura necessária à prestação do serviço.

Fonte: TBG