novidades

TBG celebra o primeiro contrato trimestral na oferta de Produtos de Curto Prazo

2021-07-07T15:00:52+00:0007/07/2021|Notícia|Comentários desativados em TBG celebra o primeiro contrato trimestral na oferta de Produtos de Curto Prazo

O oitavo contrato de capacidade de transporte de gás natural é de 741 mil m³/dia

A TBG celebrou, com vigência desde o dia 1º de julho, o primeiro contrato de curto prazo trimestral para o mercado. Ao todo serão recebidos 741 mil m³/dia de gás natural da Petrobras na entrada da Estação de Medição de Campinas – SP (EMED Gascar) até o dia 30 de setembro. Este é o maior volume contratado em uma única rodada até o momento, desde que a modalidade passou a estar disponível para o mercado.

Já são oito contratos de capacidade de transporte de gás natural de curto prazo firmados entre as empresas em 2021, o primeiro trimestral. Os sete anteriores foram na modalidade mensal.

A oitava negociação aconteceu na sétima rodada de oferta, realizada em junho, pela TBG. Ao todo, a Petrobras já contratou mais de 3,3 milhões de m³/dia. Em janeiro deste ano foi contratado o transporte de 495 mil m³/dia de gás natural nas saídas MS1 e SC1 (Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), em fevereiro 430 mil m³/dia (MS1), em março 455 mil m³/dia (MS1 e SP4 – São Paulo), em abril 430 mil m³/dia (MS1) e, em junho, 727 mil m³/dia na entrada da EMED Gascar.

A aquisição dos produtos de curto prazo é realizada no endereço eletrônico ofertadecapacidade.tbg.com.br, que é um ambiente digital de comercialização de produtos e serviços desenvolvido pela TBG.

A oferta dos produtos de curto prazo é perene e permanece disponível durante todo o calendário de 2021, possibilitando aos agentes do mercado a aquisição de qualquer um dos produtos disponíveis (trimestral, mensal e diário). A partir do dia 05 de julho, a TBG inicia a Rodada 8 da oferta de capacidade de produtos de curto prazo.

Via: Portal da TBG (https://www.tbg.com.br/)