novidades

TBG reduz antecedência para contratação de curto prazo na modalidade diária

2021-02-03T18:00:56+00:0003/02/2021|Notícia|Comentários desativados em TBG reduz antecedência para contratação de curto prazo na modalidade diária

Empresas poderão contratar o produto diário de transporte no Gasbol com até um dia antes da prestação do serviço

Crédito da matéria: Editora Brasil Energia/Reprodução

Por: Carlos Vasconcellos

A transportadora de gás natural TBG anunciou nesta sexta-feira (29/1), a redução da antecedência exigida para a contratação de transporte de curto prazo no Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), na modalidade diária. Com isso, as empresas poderão fechar o contrato por meio da plataforma digital de oferta de capacidade da TBG, até um dia antes da prestação do serviço. Segundo a empresa, a solicitação e a contratação da capacidade são abertas nas primeiras horas do dia, e a requisição de transporte pode ser feita para o dia seguinte.

A medida busca facilitar a contratação e estimular o mercado de transporte de gás natural de curto prazo. A transportadora acredita que o segmento terá papel estratégico na cadeia do gás, especialmente no atendimento de demandas sazonais. Em janeiro, a TBG fechou os dois primeiros acordos desse tipo, na modalidade trimestral. Os contratos foram fechados com a Petrobras, para um total de 495 mil m³/dia em duas saídas do Gasbol, uma no Mato Grosso do Sul e outra em Santa Catarina.

Embora o mercado de curto prazo ainda esteja engatinhando, ele oferece exibilidade à cadeia produtiva do gás. Na prática, é possível solicitar contratação de um ou mais produtos por ponto de entrada ou ponto de saída, permitindo aos players organizarem melhor seu portfólio de transporte.

Segundo a TBG, a companhia vem sendo procurada por empresas interessadas nas modalidades de curto prazo, mas novos acordos ainda não foram fechados até agora. A oferta de produtos de curto prazo no Gasbol acontece todos os meses, por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC), lançado pela TBG em setembro do ano passado.

Na primeira semana de cada mês, são ofertados os produtos com entrega ou retirada de prazo trimestral, e na semana seguinte, os produtos de prazo mensal. A capacidade restante ca disponível para a contratação diária na plataforma da TBG, depois da terceira semana de cada mês.

A 3ª Rodada de Oferta de Produtos de Curto Prazo da TBG começa nesta segunda-feira (01/02), com a oferta de produtos trimestrais, e segue no dia 08/02 com a oferta de contratação com prazo mensal. A contratação de capacidade na modalidade diária está prevista a partir do dia 22. Os leilões acontecem das 8:00 horas às 10:00 horas, com resultado até às 11:00 horas. O contrato é encaminhado para assinatura até o meio-dia e, a partir das 14:00 horas, o cliente já pode fazer a nominação firme para o gás no dia seguinte.